Você sabe por que hoje é o dia Internacional do Orgulho? Não? Então, continue lendo e entenda a sua origem e importância em nossa sociedade.
Significado da sigla
Antes de entender a origem desse dia tão importante, você precisa entender o significado da sigla.
A sigla “GLS” (Gays, lésbicas e simpatizantes) caiu em desuso. Organizações internacionais como a ONU e a Anistia Internacional adotam a sigla “LGBT” (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). Dentro do movimento propriamente dito, as siglas podem variar (algumas organizações usam LGBT, outras LGBTT, outras LGBTQ…). Atualmente, a versão mais completa da sigla é LGBTPQIA+. Conheça a representação
L: Lésbicas, G: Gays, B: Bissexuais, T: Travestis, Transexuais e transgêneros, P:Pansexuais,Q: Queer, I: Intersex e A: Assexuais
+: Sinal utilizado para incluir pessoas que não se sintam representadas por nenhuma das outras sete letras
Origem
O dia do #orgulho LGBTQIA+ é comemorado hoje, 28 de Junho, ao redor do mundo para demonstrar e reforçar que todas as pessoas merecem respeito e dignidade.
A história começa nas primeiras horas da manhã, em Stonewall Inn, Greenwich Village, Estados Unidos. Quando homossexuais em bares locais enfrentaram a polícia de Nova Iorque durante uma rusga inconstitucional. O episódio, conhecido como Stonewall Riot (Rebelião de Stonewall), teve duração de seis dias e foi uma resposta às ações arbitrárias da polícia, que rotineiramente promovia batidas e revistas humilhantes em bares gays de Nova Iorque. Este episódio é considerado o marco zero do movimento LGBT+ contemporâneo e, por isso, é comemorado mundialmente. Uma data para celebrar vitórias históricas, mas também para relembrar que ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Quando o movimento chegou ao Brasil?
No Brasil, o movimento LGBT+ começa a se desenvolver a partir da década de 70, em meio a ditadura civil-militar (1964-1985). As publicações alternativas LGBTs foram fundamentais para esse desenvolvimento. Entre elas, duas se destacam: os jornais Lampião da Esquina e ChanacomChana.
O Lampião da Esquina foi fundado em 1978 e era abertamente homossexual, embora abordasse também outras questões sociais. O periódico frequentemente denunciava a violência contra os LGBT+. Em 1981, um grupo de lésbicas fundou o ChanacomChana, que era comercializado no Ferro’s Bar, frequentado por lésbicas. A venda do jornal não era aprovada pelos donos do local, que, em 1983, expulsaram as mulheres de lá. No dia 19 de agosto do mesmo ano, lésbicas, feministas e ativistas LGBT+ se reuniram no Ferro’s, onde fizeram um ato político que resultou no fim da proibição da venda do jornal. Este episódio ficou conhecido como o “Stonewall brasileiro” e, por causa dele, no dia 19 de agosto comemora-se o Dia do Orgulho Lésbico no estado de São Paulo.
Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo pelo quarto ano consecutivo.
Apesar do movimento ter sido colocado em prática na década de 80, infelizmente, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking em relação a homicídios da comunidade LGBT+. É o que mostra o novo relatório produzido pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, lançado em maio de 2022. O documento contou com a parceria de várias organizações sociais no processo de elaboração dos dados apresentados. Entre elas, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a Acontece Arte e Política LGBTI+ e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).
Entre os dados apresentados, o relatório chama atenção para aumento considerável de casos de violência ou assassinato no ano passado na comparação com 2020, quando 237 mortes foram registradas. Em 2021, 316 pessoas LGBTQIA+ foram vítimas da LGBTfobia.
Transcende dos fatos abordados a cima, a importância do apoio ao movimento e o respeito mutuo entre os indivíduos. É de extrema importância reforçar que nós apoiamos e respeitamos os nossos colaboradores e suas escolhas.
Tenha #OrgulhoDeSerQuemÉ, você é especial, importante e merece todo respeito do mundo, independente da sua escolha.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para compartilhar!