Metaverso: entenda esse termo

Quem joga jogos eletrônicos ou é apaixonado por filmes futuristas com certeza já ouviu falar sobre o metaverso.
Mas você sabe o significado esse termo?

Uma das palavras e assuntos do momento é o metaverso. Em alta desde que o Facebook trocou o nome para Meta, esse conceito é anunciado como um futuro não muito distante da nossa realidade hoje.

Para quem não conhece, o metaverso é um conceito que mescla o virtual e a realidade aumentada. Isso significa que o metaverso pode ser entendido como uma vivência em um espaço virtual, só que com influências reais nesse ecossistema.

Quais empresas apostam no metaverso?

Além do Facebook, outras organizações, como Nvidia, por exemplo, anunciaram investimentos na área.

A Microsoft, por sua vez, criou o Mesh, uma plataforma que permite a realização de reuniões com hologramas. Também criou avatares 3D para o Teams, sua ferramenta de comunicação.

Já a Nike criou a Nikeland, uma plataforma dentro do game Roblox. Em dezembro, a multinacional americana adquiriu uma startup especializada em NFTs de moda.

Até mesmo o Banco do Brasil aderiu à tendência, no final de 2021, incluindo uma experiência virtual dentro do servidor do game GTA, que permite que o gamer abra uma conta bancária para seu personagem.

Mas para quem acha que o metaverso é algo muito novo, saiba que isso já vem sendo anunciado desde os anos 80 na literatura cyberpunk. Além disso, jogos que exploram o metaverso já existem desde os anos 2000. Um dos precursores dessa área é o Second Life, game que simula a vida real de uma pessoa num ambiente virtual.

Filmes que abordam o tema

  • Jogador número 1
  • Wall-E
  • Free Guy
  • Space Jam: Um novo legado
  • Matrix

Por fim, a imersão total em um mundo virtual ainda promete ser assunto durante muito tempo. O jeito é ficar        atento às novidades desse mercado!

Gostou do contéudo?  não esquece de comentar e compartilhar!

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest