Por que comemos chocolate na Páscoa?

A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, e faz referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio. Desta forma, os judeus deixaram a escravidão e recuperaram a liberdade, sendo considerado um ritual de passagem. Em relação a data, a celebração cristã é comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia a cada ano.

“Mas o que chocolate tem a ver com páscoa? Por que em formato de ovo?”

Com certeza você já fez esse questionamento, e hoje nós estamos aqui pra esclarecer as suas dúvidas

Podemos afirmar que o ovo foi quem veio antes! (trocadilho esperto). Ele começou a ser utilizado como representação da fertilidade e o renascimento da vida. Sendo uma forma de homenagear o renascimento de Jesus, já que se trata de uma data religiosa.

Por esse motivo, criou-se o costume de presentear as pessoas queridas com ovos.  Há muitos séculos atrás, chineses e outros povos davam ovos de galinha decorados com beterraba e outros pigmentos.

Em muitas culturas mantém-se o hábito de tingir e decorar os ovos da Páscoa. E porque as crianças, em particular, apreciam esta atividade, a tradição evoluiu para o costume de oferecer ovos da Páscoa como presente às crianças.

O chocolate passou a ser um incremento ao ovo utilizado pelos franceses, que o esvaziavam e o recheavam com o mesmo. Muitos anos depois, no século XIX, passou-se a fazê-los completos de chocolate.

 

Sucesso no o e-commerce vendas de chocolate aumentam em 10% em 2022!

O ano de 2022 deve ser marcado pela retomada das vendas de Páscoa, com aumento de 10% no faturamento nas vendas online, que deve atingir R$ 6,6 bilhões. São consideradas as vendas de bombons, chocolates, ovos de Páscoa​, artigos religiosos (Corpus Christi)​ e de combos com vinhos e flores. A projeção é da Neotrust, empresa que monitora mais de 85% do e-commerce brasileiro, que pertence ao TGroup.

Proporcionalmente, o número de pedidos e de produtos comprados online durante a Páscoa também aumentou desde o início da pandemia. Em 2021, foram realizados mais de 840 mil pedidos online de ovos de Páscoa, chocolates e bombons, o que equivale a 164% mais do que os 318 mil pedidos de 2020. No comparativo com 2019, quando foram realizados 44 mil pedidos online, o crescimento foi de 614% em 2020.

Em 2021 foram comprados mais de 6 milhões de chocolates, bombons e ovos de Páscoa, que representa um aumento de 144% em relação aos 2,4 milhões de produtos em 2020. Já no comparativo com 2019, quando foram comprados 208 mil chocolates, bombons e ovos de Páscoa, o crescimento em 2020 foi de 1091%

“Também é importante ressaltar que os supermercados são os canais online mais buscados para as compras de Páscoa. Contudo, as lojas de departamento vêm ganhando força em todo o país, com destaque na região Sudeste”, destaca a Head de Inteligência da Neotrust.

 

Para concluir: não deixe para última hora, garanta os seus chocolates e aproveite o feriado com a sua família e amigos, afinal está liberadíssimo usar a páscoa como desculpa para comer uns chocolatinhos.

Curtiu?

Compartilhe esse post e não esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest