Outubro Rosa: praticar caminhadas diminui 20% o risco do Câncer de mama!

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento que ocorre durante todo o mês e visa conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama — o tipo mais comum entre as mulheres.

A causa, que é disseminada internacionalmente, incentiva mulheres a realizarem a mamografia e o autoexame das mamas. Essas atitudes ajudam no rastreamento dos casos ainda em estágios iniciais, o que reduz as taxas de mortalidade.

Como surgiu a data?

Outubro Rosa apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, quando vários estados se uniram para realizar ações sobre o câncer de mama. Após a aprovação do Congresso Americano, o período ficou conhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

laço rosa, símbolo usado na campanha, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o item aos participantes da Corrida pela Cura, em Nova York, na década de 1990. Posteriormente, hospitais começaram a aderir aos programas de divulgação sobre a doença, distribuindo os laços pela cidade.

No Brasil, o primeiro ato relacionado à causa aconteceu em 2002, na cidade de São Paulo. Na época, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido popularmente como Obelisco do Ibirapuera, ficou totalmente iluminado com a cor rosa. A coloração já se tornou característica da campanha e vários pontos turísticos mudam sua iluminação em prol do Outubro Rosa.

Por que incluir exercícios físicos ao longo da rotina faz bem ao organismo e ajuda no combate ao câncer?

A atividade física é um dos principais fatores de estilo de vida que interage com o câncer de mama, tanto como ação redutora de risco ou de reincidência do tumor. Para as mulheres em tratamento com quimioterapia ou hormonioterapia, por exemplo, o exercício físico pode reduzir a intensidade dos efeitos colaterais da medicação

Estudos divulgados pela revista científica Public Library of Science One apontaram que a prática de exercícios aeróbicos faz com que uma pessoa seja capaz de diminuir em 40% os riscos de morte por câncer de mama

A justificativa é de que ao movimentarmos o nosso corpo, ocorre uma diminuição das taxas sanguíneas de insulina e de fatores do crescimento, responsáveis pela multiplicação de células malignas.

Qual a importância da caminhada?

Dois do principais tipos de câncer que mais atingem as mulheres, o câncer de mama e de colo do útero, podem ter o risco reduzido com uma simples mudança da hábito: atividade física

O ato de caminhar está ligado ao sistema imunológico e, por isso, pode ajudar na prevenção, já que um dos fatores de risco é o envelhecimento. Quando envelhecemos, temos uma baixa no sistema imunológico, que fica mais predisposto à mutação de DNA, gerando uma célula neoplásica. O papel do exercício físico é no controle da proliferação dessas células, além da melhora do sistema imunológico.

 

Por isso, nós te convidamos a apoiar essa causa conosco!

Esperamos por você no dia 23/10/2022 (domingo), na Avenida Getúlio Vargas (Bauru-SP), praça da Copaíba. Às 8h30. 

 

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest